Projeto preserva vegetação e resgata cores caiçara em condomínio no litoral paulista

Inspirado nos antigos vilarejos caiçaras, o condomínio Villa Dalu é um exemplo de que a construção pode ser adaptada à natureza e às características do terreno. Este projeto de 2017 foi desenhado pelo escritório RAC – Ricardo Alexandre César • Arquitetura na área central da praia de Camburi, em São Sebastião, uma das mais badaladas do litoral norte paulista.

O terreno de 1.650,68 m² pertencia a uma família caiçara e era utilizado como camping desde a década de 1980. As oito casas de 120m² cada foram construídas em estilo colonial e ganharam cores vivas para contrastar com a vegetação da Mata Atlântica característica na região.

“A ideia era conservar as características e a originalidade do terreno. Nós buscamos preservar as plantas nativas e a permeabilidade do solo. Tentamos trazer o clima da antiga vila de Camburi e manter o sentimento original do terreno. Quem entrou antes da construção e agora, depois de pronto, vai sentir isso. O objetivo é que as pessoas se sintam felizes e integradas com a natureza”, destaca Ricardo Alexandre Cesar, arquiteto responsável.

As residências são bem espaçosas e confortáveis e contam com quatro unidades de três dormitórios e outras quatro com quatro quartos. Na área comum do condomínio, uma piscina em forma orgânica e um quiosque realçam o charme do lugar.

ÁREA CONSTRUÍDA – 1.001,76 m2

PROJETO – 2017

ARQUITETURA – RAC – Ricardo Alexandre César • Arquitetura

CONSTRUÇÃO – Nelson Rodrigues

Compartilhe

Fotos

Imagens do projeto